segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Mosteiro Vaishnava

Mosteiro Vaishnava - Trabalho Final de Graduação
Universidade Federal de Uberlândia
A escolha do tema parte de minha vivência pessoal como um estudioso Vaishnava, do desejo de me aprofundar no estudo da arquitetura sagrada dos templos indianos e apresentar algo novo que não é comum nas faculdades de arquitetura do ocidente e, sobretudo, do sonho de um dia ver este projeto efetivamente concretizado.
A estratégica localização geográfica em relação a outros estados do sudeste e centro-oeste é um dos fatores relevantes que fazem de Uberlândia um local propício para se estabelecer um centro congregacional, de divulgação e de estudos filosóficos da ISKCON. Instituição mundial no campo do bhakti-yoga e do estudo filosófico e teológico com origem na Índia o qual seus adeptos são conhecidos como Hare Krishnas.
Não se trata somente de um templo de adoração ou uma escola de teologia, ou seminário, ou mosteiro, ou outros nomes que lhe atribuem uma identidade a qual não está unicamente enquadrado. Não há o objetivo de reproduzir os templos presentes na Índia ou em outros locais do mundo, tão pouco ficar limitado a algum estilo arquitetônico ou regras e elementos construtivos tradicionais da arquitetura dos templos Indianos, por mais que essa cultura, seus hábitos diários e seu passado, sejam fundamentais para a elaboração deste projeto. Está sim, limitado ao seu uso e seus usuários, a sua rotina, crenças e entorno.
Uma das demonstrações de que não há a pretensão de mimetizar a arquitetura existente já relacionada ao tema é o uso do Vastushastra. Todo o projeto foi pensado primeiramente baseado nos preceitos deste programa projetual milenar indiano, que será apresentado adiante, mas, contudo, suas regras e prescrições não foram perfeitamente adotadas, permitindo desvios e modificações justamente para acompanhar as necessidades de seu uso, de sua localização e restrições projetuais:


Vistas da praça e refeitório
Vista frontal do Anfiteatro (térreo) e Templo (superior)

Rampa de acesso a Biblioteca pública

Átrio



Ashrams


QUADRANTE VASTUSHASTRA




IMPLANTAÇÃO

PAV TÉRREO

PAV SUPERIOR



O homem é composto de elementos materiais e espirituais que estão organizados da seguinte maneira: A matéria sutil, ou o corpo age segundo os sentidos que são controlados pela mente, que estão constantemente sofrendo influência dos três modos materiais – bondade, paixão e ignorância. A mente é controlada pela inteligência que é controlada pela consciência, ou alma espiritual. Por isso, neste caso, a arquitetura é tão importante no processo da auto-realização, pois o ambiente externo irá diretamente influenciar os sentidos, que influenciará a mente, a inteligência e por fim a consciência ou alma espiritual.
O complexo da ISKCON Uberlândia é o projeto de um mosteiro de monges da atualidade, mas com suas raízes filosóficas entrelaçadas em um passado distante. Uma arquitetura contemporânea com fortes influências da arquitetura milenar indiana. Uma cultura e um estilo de vida incomum, mas em ascensão; materiais e técnicas construtivas comuns, mas em desuso. Inserir um mosteiro na cidade, abrindo o mosteiro para a sociedade e abrindo a sociedade para o mosteiro. Um mosteiro de monges não enclausurados em uma sociedade enclausurada em seus valores e no tempo. Fazer a sociedade parar seu tempo para atividades que favoreçam o bem estar espiritual e a qualidade de vida harmônica com a natureza, a cidade e a vida em comunidade.
Vida simples e pensamento elevado...

 Hare Krishna!


Nenhum comentário:

Postar um comentário